UJC: UMA JOVEM DE 80 ANOS*

I
Se fossem postas velinhas de aniversário, o bolo teria de ser grande. Afinal, receberia nada menos que 80 desses adereços. Em 1º de agosto, a União da Juventude Comunista – UJC – comemorou oito décadas de existência. E continua lépida e fagueira na luta contra o capital.
I
Apesar de aprovada pelo Comitê Central do PCB desde 1925, a organização dos jovens comunistas só viria a se estruturar em 1927. Fechada e acionada diversas vezes, por conseqüências conjunturais ou mudanças táticas do PCB, a mais antiga organização de juventude revolucionária do Brasil ajudou a UJC: uma jovem de 80 anos construir as frentes únicas contra o avanço do fascismo. Num dos mais famosos confrontos, a chamada Batalha da Sé em São Paulo, ocorrido em 1935, vários foram os feridos e quatro os mortos. Um era militante da Juventude Comunista. O evento foi o ponto alto das disputas de mobilização pública entre a Ação Integralista Brasileira e a Aliança Nacional Libertadora, que geralmente terminavam nas “vias de fato”.
I
Infelizmente o jovem comunista não foi o único, nem o último, a perder a vida: a perseguição ao comunismo não faz distinção de idade...
I
Quase duas décadas depois, em 1953, a UJC lança a campanha contra o envio de soldados brasileiros para a Guerra da Coréia, evento no qual o governo brasileiro se alinhou aos interesses dos Estados Unidos.
I
A UJC foi ativa na luta contra a ditadura militar surgida pelo golpe de 1º de abril de 1964 e continua ao lado dos trabalhadores nesta triste era neoliberal. Se a UJC fosse uma obra literária em construção, junho de 2006 marcaria seu capítulo mais recente. O Congresso de reorganização delimita a atual linha política da organização e elege sua Coordenação Nacional.
I
Segundo seu secretário político, Túlio Lopes, "nesses 80 anos, a UJC mostrou a possibilidade que há de organizar a juventude brasileira de maneira revolucionária. Esteve presente em momentos marcantes das lutas da juventude e em vários momentos extrapolando as lutas juvenis e assumindo em coração as mais significantes lutas do povo brasileiro, combatendo horas abertamente ou nas trevas, sacrificando vidas jovens em prol da causa mais jovem, a causa do amanhã, do comunismo"
I
> CONFIRA A PÁGINA DA UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA (UJC)
.
I
* Matéria publicada em Imprensa Popular - Jornal do Partido Comunista Brasileiro, out. 2007, p. 2.
I
Fonte: PCB

Nenhum comentário: